20 de nov. de 2006

São Paulo campeão!

Antes de fazer um retrospectiva deste ano de 2006, que me dará 50% de trabalho, porque pretendo reler a maioria dos 'posts' nos dois blogs (este e futebol.blog.terra.com.br), e 50% de prazer, porque se trata, na maioria, de futebol, quero fazer aqui uma breve, porém apaixonada, análise do São Paulo Futebol Clube.

O ano termina de forma coerente.
O tricolor disputou o título paulista até a última rodada.
Jogou pela América até o último minuto.
Suou pela Recopa até o último grito da torcida.
E levantou a taça do Brasileirão com duas rodadas de antecedência.
Isso mostra várias coisas, mas, a principal delas é que o São Paulo mostra, depois de muito tempo, ser um time competitivo. Não se abalou em momento algum. Nem para o lado positivo, quando vitórias épicas ocorreram, nem para o negativo, quando os vices chegaram.
Aí está a diferença do São Paulo para as outras equipes.

Não pretendia citar rivais aqui, mas para ilustrar o que penso de um "time competitivo que não se abala", uso os exemplos do Corinthians na vitória épica na primeira fase da Libertadores, contra a Universidad Católica, e a fatídica (e já tradicional) eliminação para o River Plate em pleno Pacaembu lotado.
Também o exemplo alviverde, que liderava o Paulistão invicto, soberano, e desmanchou com uma derrota para o São Paulo. Perdendo o rumo até hoje.

"No São Paulo não tem isso", diria Muricy sobre seu presidente e sobre a rotina de seu clube.
O clima foi o mesmo desde o primeiro dia de treino, passando por momentos sublimes como a vitória sobre o Santos, no Paulistão, e as vitórias sobre Chivas, na semifinal da Libertadores, ou trágicos como a derrota para o excelente Internacional, de Abel Braga.

O time não perdeu o foco nem durante a Copa do Mundo, quando teve que esperar, arduamente, para jogar a segunda partida das quartas-de-final da Libertadores contra o Estudiantes. E precisando vencer! Nesse ponto, a insistência do chefe Muricy foi fundamental! Sempre com o bordão: "Aqui tem trabalho!".

Mas o diferencial está também no planejamento.
Só é campeão quem planeja! E o Corinthians em 2005, apesar de ter merecido, foi uma raríssima exceção num campeonato. Ainda mais de pontos corridos!
Um planejamento que deu certo! Porque o São Paulo jogou com o time reserva em várias ocasiões. E ganhou! A promessa de ter "dois times" se cumpriu.
O time reserva ganhou duas partidas, empatou uma e perdeu uma. São exatamente os sete pontos que separam São Paulo de Inter!
Outra diferença está na comissão técnica permanente.
No São paulo, nenhum técnico coloca sobrinho para comandar algum departamento. Seja preparador físico, fisiologista ou fisioterapeuta!
Os técnicos vão (ultimamente têm ido para o Japão), mas a estrutura fica. Assim como os jogadores.

Isso sem falar no marketing. Nos pequenos detalhes, que parecem bobos, mas fazem a diferença.
O São Paulo tem alguém para pensar até na propaganda que fica no microfone das entrevistas coletivas.
Ou ninguém reparou na propaganda do "Batismo Tricolor" na entrevista coletiva de ontem?
(Batismo esse que é, aliás, uma bela sacada).

Mas o São Paulo também tem seus defeitos.
A bilheteria continua uma desgraça.
Torcedores como eu, que fui a 33 jogos só neste ano, merecem algo a mais!
Só que esse "algo a mais" só deve ser implantado quando TODOS os torcedores, até os que pouco frequentam o Morumbi, forem bem tratados.
É necessário um cadastramento de todos os torcedores, mas que isso se faça de maneira rápida!
Um torcedor deve comprar seu ingresso em 1 minuto (cronometrado!). Se tiver uma fila considerável, em 20 minutos. Se tiver uma fila de final de campeonato, em 2 horas NO MÁXIMO (e olhe lá!)!
Lembro-me da partida contra o Paraná, quando fui ao Morumbi na tarde do jogo para comprar antecipadamente e levei mais de 1 hora para chegar a bilheteria. Detalhe que havia 5 pessoas na minha frente!
O São Paulo não pode se associar a um mau vendedor como é a Ingresso Fácil (seria cômico, não fosse trágico) e a BWA.
A venda para a final de Libertadores foi o maior erro do ano junto com a falha do Rogério no Beira-Rio. Venda concentrada no Morumbi, filas mal organizadas e pouca agilidade dos bilheteiros (eles não têm culpa se o sistema eletrônico das vendas é ultrapassado).
E notem que nem falei dos cambistas, porque isso tem no mundo inteiro.
Se houvesse cadastramento de torcedores, o cambista iria vender apenas o(s) ingresso(s) que lhe cabe(m).
Enfim, os problemas referentes à venda de ingressos são diretamente proporcionais ao tamanho da fila para a final da Libertadores!

Mas voltemos às boas coisas...
O que dizer a mais sobre Rogério Ceni? Basta vê-lo em campo para saber do seu valor. É o segundo maior sãopaulino, depois de Muricy! (o terceiro sou eu!)
Ilsinho faz a torcida do Palmeiras chorar e xingar, ainda mais, sua diretoria. Detalhe que o vi ao vivo com a camisa do Palmeiras ainda neste Brasileirão e contra o São Paulo. Ele perdeu de 4 a 1.
Fabão foi o melhor do ano! Não falhou (exceto no pênalti em Bautista) e não caiu de produção! Fará muita falta (apesar de ter feito poucas neste ano!)
André Dias, Miranda, Alex Silva, Edcarlos e Lugano! Este último, un Diós! Foram, cada um, essenciais em diferentes momentos.
Júnior! Outro que provoca nos palmeirenses a mesma reação que Ilsinho provoca.
JosuéMineiro, assim, grudados, já são uma Entidade!
Danilo, o incompreendido! Unanimidade entre os técnicos! Pra mim, seu valor equivale ao número de sua camisa! Deixará muita saudade. O gol contra o Chivas diz tudo (e me deixa com os olhos marejados).
Souza, outro que, ao lado de França, conquistou meu coração!
Leandro, a descoberta de Muricy! O símbolo da temporada 2006.
Aloísio, não digo mais nada depois do passe para o Mineiro, um ano atrás! Fazia sete anos que não comprava uma camisa do São Paulo. Comprei a dele!
Thiago, Alex Dias, Lenílson, Ramalho, Richarlysson, Lúcio, Bosco...o time é tão grande que aposto que cometi injustiças.
Muricy! Não desconfiei dele por um minuto sequer! Nem quando ele perdeu o prumo nas partidas contra o Boca! E sempre gritei seu nome!

Enfim...esse é o Campeão Brasileiro de 2006
O São Paulo Futebol Clube

13 de nov. de 2006

Toques

A entrevista do Carlos Alberto, do Figueirense, deu um nó na garganta.
Não tive pena do jogador, que merece punição, tive pena do Brasil.

***

São Paulo campeão!
Com cara de campeão!
E futebol de campeão!
Graças a Muricy e seu elenco!

***

Eleições(!) no Vasco!
Roberto Dinamite neles!
Chega de despotismo!

***

Falar o quê, mais?
Só sei que não aguento mais ouvir o Leão falar!
Não sou corinthiano, nem maloqueiro e nem sofredor! Graças a Deus!

The Ocean - Led Zeppelin

7 de nov. de 2006

O pulo do gato

A Folha de S. Paulo apurou que o volante Carlos Alberto, do Figueirense, e' "gato".
Uma acusaçao gravissima, que traz a tona, novamente, um assunto desagradavel ao futebol brasileiro. Sem falar no infeliz do asterisco, que pode voltar a tabela do Brasileirao a cinco rodadas de seu final.
O Figueirense corre o risco de perder 24 pontos.
A minha opiniao nao e' de hoje.
Ja foi formada ha 7 anos!
Se nao for provado um real envolvimento do Figueirense no encobrimento dessa informacao, o clube nao deve ser punido! Apenas o jogador e os que estao envolvidos (caso de empresarios).
Lembro-me com clareza do que aconteceu em 1999 com o Sao Paulo.
Na ocasiao, o clube provou (sem ser obrigado, ja que o onus da prova e' da promotoria) que nao teve envolvimento algum na adulteraçao da identidade de Sandro Hiroshi e que nao tinha consciencia do caso.
Porem, o STJD, movido por uma pressao carioca de livrar o Botafogo do rebaixamento, nao apenas cedeu pontos ao time alvinegro, como retirou do Sao Paulo. A pressao carioca tambem veio do Vasco, que ameacou processar (no STJD) o Sao Paulo caso o Botafogo nao ganhasse os pontos da partida que havia terminado em 5 a 1 para o Sao Paulo!
As consequencias desse caso foram "simplesmente", a queda do Gama, que recorreu a justica comum e bloqueou a CBF no Campeonato Brasileiro de 2000.
No final das contas, o Clube dos 13, entidade que representa os maiores clubes do Brasil, organizou a Copa Joao Havelange, que terminou com a tragedia em Sao Januario, como voce, leitor, deve se lembrar.
Alem disso, essa Copa gerou duas "aberracoes" que ainda se fazem presentes: O Sao Caetano, que foi agraciado com a participaçao na Serie A do Brasileirao de 2001 e o Fluminense, que foi campeao da Serie C em 1999 e, sem ganhar a Serie B, 'pulou' para a A!

Enfim....uma simples adulteraçao no documento de um misero jogador (eu pergunto: quem e' Sandro Hiroshi???) levou o futebol brasileiro para o fundo do poço.
E um fundo que parece um pouco distante, mas que me apavora so' de lembrar.
Vem novela por ai'

Negro Gato - Roberto Carlos

6 de nov. de 2006

Semana

Apesar de ficar em São Paulo, fiquei longe do Blog neste feriado.
Pelo menos tive tempo para arrumar o quarto.
E ver futebol!
E assistir filmes!

Do futebol, tiro uma conclusão: como o Campeonato Brasileiro é doido! E doído.
O São Paulo empata com a Ponte Preta em pleno Morumbi, mas ganha do Santos na Vila Belmiro!
E a Ponte perde do....São Caeano! Que não ganhava há 15 jogos! E no Moisés Lucarelli!
Vai entender!
Apesar do frio na barriga depois do jogo contra a Ponte, tudo está dentro dos conformes.

Dos filmes, uma dica: "O ano em que meus pais saíram de férias" de Cao Hamburguer.
Um filme brasileiro excelente!
Impressionante como o cinema brasileiro melhorou quando os roteiristas e diretores perceberam que um filme não precisa, necessariamente, "cumprir uma função".
Basta ser filme.
É o caso do citado acima.
Recomendo a todas as idades! Principalmente às maiores (ou melhores)! Capta um espírito da cidade de São Paulo que eu só ouço falar pelos mais velhos!
E ainda por cima, tem alma futebolística!

Pra frente Brasil - Miguel Gustavo

1 de nov. de 2006

Feriadão

Xiii....não existe mais descanso em feriado!
A gente pensa que, ao sair de São Paulo, teremos tranquilidade....mas a verdade é que São Paulo vai conosco!
Estrada....Trânsito.....Pedágio.....Praia lotada.....Chuva.....Estrada.....Trânsito.....Cansaço
Nesses dias percebemos com mais clareza que nossa querida metrópole não é ruim como pensamos.
Temos cinemas, teatros, bibliotecas, museus, parques, restaurantes, jogos de futebol....
Acho que vou ficar por aqui!

O que há de bom?

Atlético - PR e Vasco!
Olho nas duas equipes!
As duas vem embaladas, Dênis Marques está jogando um bolão (será que tem golaço hoje?) e Renato Gaúcho mostra que está com a equipe na mão nessa reta final!
Belo jogo!

Grêmio e Figueirense
Olímpico lotado contra um time difícil de jogar!
Além da motivação do tricolor em terminar o campeonato na frente do colorado!

Juventude e Santos
O time de Luxa em busca da Libertadores!
E o distante sonho do título...

Na quinta-feira:
São Paulo e Ponte Preta
Tem recorde de público aí...

Botafogo e Internacional
Um quer a Libertadores. O outro quer o título.
Será bom!

Mas cá entre nós: a primeira e a última colocações já estão definidas.
São Paulo cá, Santa Cruz lá...
Isso não vai mudar não!

Don't Stop - Rolling Stones