26 de mar. de 2007

Qual é a dificuldade?

Acabo de ver uma grande coincidência no meu blog!
Este é o 'post' de número 100!
Acho que estava esperando algo grandioso acontecer para voltar a escrever.
Ainda não aconteceu, mas vai acontecer.
Vamos ao que interessa:

Fui ao Maracanã ontem.
Queria presenciar este momento único na vida e no futebol.
Ah...o gol 1000 do Romário!
Que bonito ver o cara, ou melhor, O Cara, aos 41 anos, de cabelos brancos nas laterais da cabeça, no ocaso de sua profissão, exercida com muitíssima competência, aliás, buscar um objetivo com tanta obstinação.
Não vi o gol 1000. Vi o 999!
Mas fiquei emocionado. Muito emocionado!
Confesso que já fui crítico de Romário.
Não aprovei sua postura antes da Copa de 2002. Algo que lhe custou a convocação de Felipão.
Não gostava do fato de ele não treinar. Apesar de sempre jogar um bolão. Acho desrespeito com os companheiros de equipe.
Mas hoje é impossível não ver a beleza desse momento.
Qual é a dificuldade de aplaudir um feito tão grandioso como esse?
Qual é a dificuldade em se emocionar com a luta do Cara?
Qual é a dificuldade em ver a beleza da vida? A beleza do futebol? O lado belo de algo que parece tão feio, como nosso país?

O Mundo anda tão chato, tão feio, tão amedrontador, que os críticos lúcidos, que sabidamente apontam as chatices, as feiuras e os medos, acabaram por perder a capacidade de discernir entre o que merece crítica e o que merece aplauso.
Temos dificuldade de ver a beleza de um dia de sol quando estamos num engarrafamento.
Não conseguimos aproveitar o que há de bom na vida porque pensamos sempre no que há de ruim.
É a velha estória do copo meio vazio...

Ontem, ao sair do Maracanã, quando estive pela primeira vez no Rio de Janeiro, estava feliz em ver que o Baixinho havia marcado mais um para o mil. E não que faltava um.

Essa não é mais uma daquelas discussões entre otimistas e pessimistas. É sobre a capacidade de discernir entre o feio e o belo.
O Romário me ajudou a olhar para o belo!
Muito obrigado, Baixinho!

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa notícia: você voltou a postar.
Como leitor assíduo, registro aqui meus agradecientos.
Abraço.