7 de nov. de 2006

O pulo do gato

A Folha de S. Paulo apurou que o volante Carlos Alberto, do Figueirense, e' "gato".
Uma acusaçao gravissima, que traz a tona, novamente, um assunto desagradavel ao futebol brasileiro. Sem falar no infeliz do asterisco, que pode voltar a tabela do Brasileirao a cinco rodadas de seu final.
O Figueirense corre o risco de perder 24 pontos.
A minha opiniao nao e' de hoje.
Ja foi formada ha 7 anos!
Se nao for provado um real envolvimento do Figueirense no encobrimento dessa informacao, o clube nao deve ser punido! Apenas o jogador e os que estao envolvidos (caso de empresarios).
Lembro-me com clareza do que aconteceu em 1999 com o Sao Paulo.
Na ocasiao, o clube provou (sem ser obrigado, ja que o onus da prova e' da promotoria) que nao teve envolvimento algum na adulteraçao da identidade de Sandro Hiroshi e que nao tinha consciencia do caso.
Porem, o STJD, movido por uma pressao carioca de livrar o Botafogo do rebaixamento, nao apenas cedeu pontos ao time alvinegro, como retirou do Sao Paulo. A pressao carioca tambem veio do Vasco, que ameacou processar (no STJD) o Sao Paulo caso o Botafogo nao ganhasse os pontos da partida que havia terminado em 5 a 1 para o Sao Paulo!
As consequencias desse caso foram "simplesmente", a queda do Gama, que recorreu a justica comum e bloqueou a CBF no Campeonato Brasileiro de 2000.
No final das contas, o Clube dos 13, entidade que representa os maiores clubes do Brasil, organizou a Copa Joao Havelange, que terminou com a tragedia em Sao Januario, como voce, leitor, deve se lembrar.
Alem disso, essa Copa gerou duas "aberracoes" que ainda se fazem presentes: O Sao Caetano, que foi agraciado com a participaçao na Serie A do Brasileirao de 2001 e o Fluminense, que foi campeao da Serie C em 1999 e, sem ganhar a Serie B, 'pulou' para a A!

Enfim....uma simples adulteraçao no documento de um misero jogador (eu pergunto: quem e' Sandro Hiroshi???) levou o futebol brasileiro para o fundo do poço.
E um fundo que parece um pouco distante, mas que me apavora so' de lembrar.
Vem novela por ai'

Negro Gato - Roberto Carlos

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que no fim, o São Paulo perdeu os pontos pelo fato de o Sandro Hiroshi estar registrado em dois clubes ao mesmo tempo, não ? Só que o São Paulo tinha autorização da CBF pra escalar o jogador, e além disso era impossível saber o que ele tinha feito nos clubes anteriores.
Foi apenas uma desculpa pra salvar o Botafogo.
Até hoje eu brigo com quem elogia o Zveiter.
Gostei da escolha da música.
Também podia ser "The year of the cat", ou até "Atirei o pau no gato"

yuribt disse...

O campeonato de 2000 foi bizarri'ssimo!