8 de dez. de 2007

Dessas coisas que o futebol proporciona

Semana mais do que interessante essa que acabou de passar.
Sem querer falar do mercado do futebol, que mostra estar muito mais aquecido que nos últimos anos, reservo o assunto para 'posts' adiante.
Falo do que deve ser falado repetidamente.
Do que deve (e vai) ser lembrado todos os dias pelos próximos trezentos e sessenta e cinco (ou mais!).
O Corinthians foi rebaixado para a segunda divisão!
Antes que o título do 'post' possa ser confundido com um surto de alegria deste sãopaulino fanático, que hoje se sente feliz pelo título e não pelo rebaixamento do maior rival, esclareço que independentemente de ser o Corinthians, ver um grande cair da maneira que o Timão caiu sempre surpreende. E gera reações semelhantes em qualquer momento importante numa temporada de futebol. Seja no título ou no rebaixamento.

Lembro-me de Nick Hornby, em seu livro "Febre de Bola", quando ele diz que o time de coração de um fanático, no caso dele o Arsenal, sempre é o veículo, o condutor para a lembranças que outras pessoas têm do fanático.
Uso-me como exemplo. Quando o São Paulo ganha algo que mereça manchete nas primeiras páginas de jornal, pelo tipo de relacionamento que estebeleci com as pessoas que conheço, serei imediatamente lembrado.
E quando o São Paulo ganha, o número de pessoas que me dizem "lembrei de você" é, de fato, muito grande.
Num país como o Brasil, onde o futebol normalmente estampa as primeiras páginas, sempre lembraremos de um ou outro por causa do assunto.

Nesta semana, mais do que me lembrar de um corinthiano que conheci ao longo da vida, me lembrei de todos! Foi algo que povoou minha cabeça por toda a semana. Acordei lembrando de um corinthiano que foi pedra no meu sapato de sãopaulino frustrado e perdedor. De um corinthiano reconhecidamente fanático e com quem tenho conversas de alto nível. De um corinthiano sofredor (redundância) que não gosta de conversar e só ouve opiniões corinthianas. De amigos do peito e parentes corinthianos. De corinthianos que só conheço de ouvir falar.
Fiéis!
Tive muita pena de alguns. Tive extrema satisfação por imaginar outros na situação desagradável que deve ser um rebaixamento!
Tive respeito por todos.

E não quero entrar no mérito dos motivos pelos quais o Corinthians caiu.
Isso já é mais do que sabido e será lembrado por mais do que 365 dias que virão. Será lembrado pelos próximos 98 anos de vida do clube!

Quando o Palmeiras caiu, também fiquei me lembrando dos palestrinos. Estava no intercâmbio e foi difícil não ter absolutamente ninguém para conversar sobre o assunto nos corredores de uma típica escola americana. Nem mesmo um entendido de futebol!

O importante aqui é mostrar que o futebol tem uma importância acima do normal para muitos. E não é o Corinthians ou o corinthiano que fazem a diferença. Não estou falando de espetáculo da torcida. Estou falando do espaço que ocupa o futebol no coração de um fanático.
Me surpreendo a cada dia com minhas reações estimuladas pelo futebol.
Me surpreendo, por exemplo, com um post escrito por mim que só fale do Corinthians, como este aqui!

A tese central deste aqui é que apesar de saber que meu coração é sãopaulino, que minha alma seja tricolor, que meu humor seja guiado pelo time do Morumbi, que meu cérebro fique diária e loucamente pensando no elenco para a temporada seguinte, eu sempre terei um espaço reservado, em todos esses 'lugares', para todo o resto. Seja Corinthians, Palmeiras ou qualquer outro time ou assunto que tenha futebol como núcleo.
E isso se aplica a todo fanático.

Admitamos, fanáticos de todo mundo!

Nenhum comentário: