10 de mai. de 2009

Campeonato Brasileiro

por FERNANDO FIGUEIREDO MELLO

Brasileiro?
 
Entro no site da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. Gestora maior do futebol brasileiro e da seleção brasileira.
 
O site é feio, mas vamos lá. Hoje é sexta-feira (8), véspera do início de um dos maiores campeonatos nacionais do mundo, o Campeonato Brasileiro.
 
Procuro, procuro, procuro. Cadê o Brasileirão, meu Deus? É, confirmado. A estrela da CBF é a seleção. A seleção e seus contratos milionários. Os ovos de ouro da CBF.
 
Promover o Campeonato Brasileiro? Ah, bobagem... Divulga aí a tabela, faz um semináriozinho na semana do início do torneio e tá ótimo! Na Europa, deve ser assim também. Eles não têm logotipo e HINO das competições, os anunciantes não promovem os campeonatos, não veiculam nada na mídia falando dos torneios. A Liga dos Campeões, por exemplo. Nem tô sabendo que a final vai ser em Roma, no dia 27 de maio. Ah, olha lá! No site da Uefa (uefa.com) já tem a data da final de 2010 da Liga. Vai ser dia 22 de maio, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri.
 
Ah, mas lá é diferente, eles precisam divulgar as coisas com antecedência. É muito dinheiro. E, afinal de contas, tem muito mais craque lá do que aqui!
 
Aqui tem só Ronaldo Fenômeno, Marcos, Adriano, Fred, Nilmar, Kléber, Miranda, Léo Moura, Juan, Ramires, Kléber, Kléber Pereira, Edmílson, Washington, Diego Souza, Keirrison, Hernanes, D'Alessandro, Máxi López, Cleiton Xavier, Jean, André Santos, Júnior, Elias, Taison, Neymar, Diego Tardelli, Neto Baiano, Victor Simões, Rafael Moura...
 
Nossa, o Brasileiro tá legal, né? Tem campeão do mundo pelo Brasil, ótimos veteranos, promessas, sensações de 2009...
 
Tem ainda o Rogério Ceni, que deve voltar aos campos em breve.
 
Pô, o Brasileiro é bom mesmo!
 
É, apesar do descaso da CBF, que não se importa com o futebol brasileiro e não promove como deveria um dos maiores campeonatos nacionais do mundo, estufe o peito, brasileiro, porque você tem, sim, um dos melhores campeonatos do mundo.
 
O Campeonato Brasileiro vai começar! Apesar da CBF.

Um comentário:

yuribt disse...

E a gente feito bobo que não é, chora vitórias e derrotas nas primeiras rodadas de um campeonato que acontece quase sem querer.