10 de jul. de 2006

Família Lippão*

Acabou!
A Copa da Alemanha chega ao seu final. Deixando nostálgicos os amantes do futebol.
Não foi a melhor Copa de todos os tempos! Não teve os melhores jogos da história. Não reservou momentos espetaculares. Foi uma Copa tímida. Bonita, agradável, porém tímida.
A Squadra Azzurra levou o caneco 24 anos depois da última conquista.
Num jogo morno. Que começou eletrizante, mas foi esfriando aos poucos.
Os italianos fizeram frente aos franceses no primeiro tempo, mas cederam espaços no segundo tempo, dominado pelo esquadrão de Domenech.
A Azzurra jogou na defesa. Tinha Fábio Cannavaro, absoluto, e a muralha Buffon. Os franceses não conseguiam passar. E ficou no 1 a 1.
Tudo indicava que a final seria definida na loteria dos pênaltis, na qual, apesar da diferença de goleiros, não havia favoritos. Porque apesar de Buffon, os italianos têm o negro passado em disputas de penais! Seria...Não fosse a estupidez de um gênio! Zidane cedeu à catimba de Materazzi (o que faz pensar na origem do futebol argentino!), que disse barbaridades ao craque.
Zizou agrediu Materazzi justamente com a parte do corpo que havia "perdido". Uma cabeçada que deve ter doído mais no Maestro que no nome da partida, Materazzi.
A França ficou órfã de Zizou alguns minutos antes do esperado. Durante o jogo mais importante!
Aí não tem passado que pese! Pesou muito mais para os franceses do que para os italianos, que devem ter treinado pênaltis desde 1998!
Enfim, a Itália é Tetra! E mereceu. Principalmente porque mostrou um elenco unido. O bom futebol veio como consequência.
A Família Lippão saiu vencedora.

Nenhum comentário: