2 de out. de 2006

Que dia!

Apesar de achar que um dia de eleição deveria ser "só" mais um dia em que exercemos nossa cidadania (essa palavrinha tão surrada, coitada!), fiquei contente com o espírito que a Democracia carrega.
Foi minha terceira participação democrática (em termos oficiais). Envolvendo eleições e referendos!
Foi mais um dia de intensa observação! Gente indo, gente vindo. Gente trabalhando, gente de folga. Dia de (re)encontrar os vizinhos, alguns deles antigos.
Dia de protestar. Não fazendo boca-de-urna, mas de outras maneiras. Criativas.

A mim, parecia dia de jogo de futebol. Dia de jogo do Brasil na Copa!
Não deve ser à toa que as eleições mais importantes coincidam com o ano do evento mais importante para nós, brasileiros.
A grande diferença, porém, entre dia de jogo do Brasil na Copa e dia de eleição, é que o primeiro envolve, primordialmente, paixões.
É claro que o segundo também envolve. Nos dias de hoje mais do que o aceitável. Mas o fenômeno é outro.
Abordar a democracia como fenômeno humano é dos temas mais estudados por cientistas sociais. A democracia, de acordo com as ciências sociais, é mais um dos fenômenos que se dão em consequência da razão e racionalidade humanas.
O futebol me parece estar mais de mãos dadas com a irracionalidade. Ainda que muitos cientistas sociais façam grandes e belas análises não só do futebol, mas do esporte, como cultura humana.
Mas é interessante observar que num dia como ontem, milhões de pessoas se deslocaram para escolher um líder e vários representantes para comandar os rumos de um país. E o que seria um país?
Bom, é para isso que estudo e tento me formar. Para tentar responder indagações como esta.
O que é o Estado? O que é a nação? O que é o cidadão?

Muito intrigante esse ser vivo a quem chamamos de humano!
O importante mesmo é que não deixemos que o dia de ontem seja único! Que seja um em vários!
Reclamar, contestar, protestar, criticar, debater e participar!
Nenhum outro bicho faz isso. Só o ser humano!

Façamos mais!

Cara a cara - Chico Buarque

Um comentário:

Anônimo disse...

Direto de Londres, um abraco forte. O Tricolor esta metendo 2 a 1 no Fluminense. Eh ganhar hoje e garantir a vitoria semana que vem no Juventude.