8 de jan. de 2008

Quarto Dia - 07/01 - Copacabana -> Puno -> Cusco

Sono bem dormido em Copacabana, acordamos as 7:30 para irmos a Puno, ja no Peru.
Um aviso aos marinheiros de primeira viagem como eu: muita paciencia e bom humor! Nao e' como uma viagem a Europa, onde existe toda uma estrutura formal para os turistas. Aqui, as informacoes nem sempre estao certas e os horarios de passeios turisticos ou viagens se alteram num piscar de olhos. E' bom estar sempre atento!
Por outro lado, a falta de estrutura possibilita ao viajante barganhar ate' por refeicoes com preco determinado. E fica mais barato do que ja' e'!
Enfim, compramos as passagens para Puno apressadamente e, mais uma vez, nao tomamos desayuno. Dez minutos de onibus ate' a fronteira com o Peru, saltamos do busao, carimbamos os passaportes e rumamos para Puno, que tambem fica no Lago Titicaca, mas do outro lado.
A cidade, como Copacabana, tem uma vista deslumbrante, com a cordilheira atras e o lago a frente, porem, e' um pouco maior e nao tem nenhuma estrutura turistica. Alias, nao tem estrutura urbana! Normalmente o turista chega em Puno e ja parte para Cusco, mas nos decidimos por passar a tarde na ciudad e pegar um onibus noturno para Cusco.
Caminhamos um pouco, vimos algumas pracas que exaltam herois da independencia do Peru (Miraflores) e voltamos a rodoviaria, de onde partimos para um paseio ate' as ilhas flutuantes feitas de totora (junco).
Escrevo agora do barco, confortavel e com assentos reclinaveis (um luxo!). Ainda nao zarpamos porque esperam ate esgotar os assentos (como eu disse, nao ha hora marcada por aqui). Aproveitamos para descansar, fugir do sol e ouvir musica ao vivo de um peruano que toca flauta pendurada no pescoco a la Bob Dylan e tambem uma especie de cavaco de dez cordas!
Antes disso porem, entramos na internet para falr com nosso guia de Macchu Picchu. Estamos ligeiramente preocupados, pois aparentemente, a trilha sera apenas no dia 14 (sem garantia de que realmente faremos a trilha!), o que pode prejudicar nosso roteiro, mas nao adianta se estressar, porque da mesma forma que nada aqui e' exato para bem, tambem nao e' exato para mal!
Espero ate' la' para tirar conclusoes e fornecer dicas de viagem...
Ah, sim...zarpamos!
Ficamos cerca de uma hora em duas ilhas feitas de totora. As fibras sao dispostas sobre uma especie de cachepo, que sao estacados no fundo do lgo para que a ilha nao fique a deriva. Sao 10m de espessura e a medida que a ilha vai afundando, mais totora e' colocada em cima. Uma das ilhas tem ate escola primaria e energia solar.
Muito interessante!
Mas em Puno, e' a unica atracao interessante. Nao passamos a noite por la e fomos para Cusco em um onibus noturno.
Fomos sacaneados, pois pagamos por passagens convencionais a preco de Bus-cama (leito).
Erro nosso, pois tivemos pressa e nao aproveitamos a concorrencia na rodoviaria para barganhar por um preco mais baixo e um onibus melhor.
Vivendo e aprendendo!
A viagem foi uma m$%# mesmo! Nao dormimos bem, nos sentimos idiotas por termos sido enganados, vimos uma pelea de duas chollitas dentro do busao (sim, as duas carregavam bebes de colo com o tipico pano nas costas!) bem do meu lado., mais um peruano borracho enchendo o saco do motorista (mais uma vez na minha frente!).
Fora isso, uma parada de mais de uma hora para esgotar os assentos ao som de:
Cusco Cuscoooo
Cusco Cuscooo

Mau humor la' em cima!
Alem da pulga atras da orelha por nao termo a trilha de Macchu Picchu confirmada.
Mas chegamos!
Cansados, putos, mau-humorados, mas chegamos!
As 4:30 da manha!...

Anônimo disse...

Fala Fi! Continuo acompanhando sua viagem. Tá bem legal esse diário. Aliás, quando eu viajei pelo Brasil a fora, como era sempre a trabalho, não tinha tempo pra me dedicar a um diário e boas fotos. Hoje me arrependo imensamente, pois teria um exelente material nas mãos. Sugiro a vc, anotar informações e dicas que somente aí vc pode saber, pois junto com as boas fotos (que acredito que vcs estejam fazendo) pode render um exelente guia para muitos brasileiros que queiram repetir essa viagem. Na verdade, seria mais uma história subjetiva (pois guias técnicos, já existem muitos) de uma viagem entre primos, mas rico em informações técnicas e lições para não se dar mal e driblar os contratempos. Já vejo até o título: "Três primos e um destino" rsrsrsr...

Continue postando!
Abraço pros 3 e boa sorte!