5 de jan. de 2008

Segundo dia - 05/01 - La Paz

Conhecemos os museus da Calle Jaén, andando debaixo de chuva. Fomos depois ao Museu de Etnografia. Bastante interessante. Pena que estava fechando e so ficamos 15 minutos!
Em seguida, batemos perna para procurar um bom lugar para almocar.
Macarrao terminado, uma enorme e cansativa caminhada até o mirante Laikacotta, que fica muito perto do Estadio Olimpico Hernando Siles, onde o tricolor iniciou a vitoriosa campanha da Libertadores 2005, contra o The Strongest. 3 a 3!
Pausa para descanso e olhar a vista!
...
Que vista espetacular! Além da beleza natural que sao os andes, é incrivel pensar em como uma cidade pode crescer num vale como o de La Paz. É literalmente um buraco largo e profundo onde há construcoes ate o topo de todas as montanhas que cercam a cidade!
E que cidade caotica! Taxis e onibus escangalhados, semaforos sao mero enfeite(quando existem), pedestres aos montes quase sendo atropelados, buzinas por todos os lados, gente vendendo de tudo, cholitas (senhoras indigenas) pedindo esmolas...
Todos sao extremamente simpaticos e adoram discutir o valor das mercadorias. Pechinchar é lei!
O jeito é sorrir e entrar no clima!
Agora, as 18:20, estou no quarto do hostel descansando os 17 mil (!) passos dados (sim, temos podometro!) neste primeiro dia de fato. Dia de aclimatacao na altitude!
Comecamos bem, mergulhando de cabeca e de alma nessa viagem.
Ah, a chuva passou, o tenis secou e o fim de dia nos apresenta um sol se pondo detras de um morro apinhado de casas, visivel da janela de noso quarto.
***
Info extra 1: 17 mil passos = 13,9 Km
Info extra 2: Como há pombas nessa cidade!!

3 comentários:

David Almeida disse...

Fi, Que coincidencia! No ano passado estava gerenciando os parceiros da Bolivia, Chile e Peru...
Aproveite, conte muito e depois mande muitas fotos. Abracos nos primos,
Dao

Anônimo disse...

Fi

Boa sorte com a altitude! Realmente deve ser um suplício ficar sem ar. Eu desejo a você, Markov e Méllão uma senhora viagem! Aproveitem muito, encontrem, re-encontrem e descubram o que houver para ser encontrado, re-encontrado e descoberto, em vocês como indivíduos, em vocês como grupo, em vocês como primos, nos lugares onde passarão, e nos lugares onde não estão. Como partirei para Caraíva na terça, esse será meu único comentário. Portanto, boníssima viagem, vão pela sombra, tenham juízo, e claro, divirtam-se!
Abração!!!

Anônimo disse...

Fala Fi,
Ontem li seu comentário no blackberry, tomando sol na piscina do clube, nos 800 metros de altitude de Sampa. Incrível podermos ter essa comunicação, e é até bom que em trechos da viagem você não consiga postar - parte do charme da sua viagem é justamente o isolamento, a sensação de estar no fim do mundo (ou no começo dele...).
Mande um abraço para El Diablo Etcheverry, para os primos, e boa viagem até Puno.
Ro