13 de jan. de 2008

Dias en el Q'osqo - 5o, 6o, 7o, 8o, 9o e 10o

Pela falta de tempo e pela quantidade de informacoes, decidi juntar os seis dias em Cusco num post so!
A comecar explicando o numero excessivo de dias na antiga capital do Imperio Inca!
Cortamos dois dias da viagem nao dormindo mais uma noite em Copacabana e nao dormindo em Puno! Entao, o planejamento de ter quatro dias antes de Machu Picchu furou e acabamos ficando por aqui mais tempo!
Por um lado, foi otimo porque fizemos tudo o que a cidade proporciona, alem de bater perna por todas as ruas e ruelas cusquenas!
***
Chegamos na rodoviaria e, surpreendentemente, havia alguem nos esperando la! Ivan, muito solicito, nos arranjou um hotel por 15 soles a diaria (10 reais!)! Querer economizar mais que isso para fazer uma viagem dita `roots` e' economia burra! Estamos num quarto bom, com banheiro e agua quente!
A primeira coisa que fizemos foi acertar o passeio para Machu Picchu! Aos que desejam fazer essa mesma viagem e querem ir a Machu Picchu pela trilha de 4 dias, recomendo que agendem com muita antecedencia! Nos tres demos muita sorte porque nao fizemos pagamento algum antecipadamente. O dono da agencia que contratamos foi muy amigo mesmo! Ele confiou em nos e ainda acabamos pagando mais barato que a media!
Machu Picchu marcado para o dia 14, fomos dormir o que nao dormimos no onibus de Puno para Cusco!
Acordamos, adoramos a cidade, que e' muito organizada e mostra ter competencia para lidar com o turismo! Policiais estao por toda parte, organizando o transito, deixando as ruas seguras, os restaurantes oferecem precos de todos os tipos...
A unica coisa que acaba enchendo um pouco e' a quantidade de gente oferecendo roupas de alpaca, bilhetes turisticos, cigarros, cartoes, refeicoes mais baratas, enfim...a palavra `Gracias` perdeu o sentido para mim!
Neste primeiro dia fomos a quatro ruinas da propria cidade, bem perto do centro. Nao ha muito jeito de se fazer esses passeios sem contratar um servico de city tour, o que pode tirar a liberdade de querer ficar mais nas ruinas ou causar uma certa irritacao pelo guia que, ocasionalmente, pode ser fraco.
As quatro ruinas sao Saqsayhuaman, Pukapukara, Qenqo e Tambomachay! E' fascinante a capacidade e a nocao de engenharia dos Incas! Pedras lisinhas, encaixadas como um quebra-cabeca! Cortadas com uma exatidao inatingivel com os instrumentos de engenharia que temos hoje! Os europeus, quando chegaram aqui, tentaram copiar e nao conseguiram! Basta ver que quando ocorreram terremotos por aqui no seculo XVII e comeco do XX, as construcoes incas foram as unicas a permanecer em pe'!

Alias, num dos dias em que caminhavamos pela cidade, procurando a famosa pedra dos doze lados, um garoto nos parou e comecou a explicar uma serie de coisas sobre os incas, sobre as construcoes, sobre o muro em que se encontra a famigerada pedra...
Na hora eu reconheci o garoto do filme Diarios de Motocicleta, que mostra o muro dos Incas e o muro dos incapazes a Che Guevara! Nestor, e' o nome dele! Tirei ate' foto com a `celebridade`!

Todos esses passeios, inclusive o de varios museus que visitamos na cidade, estao incluidos num bilhete turistico! Vale muito a pena! Pagamos 35 soles (estudante)!
Fomos tambem as ruinas de Qorikancha, dentro da cidade. Era um templo inca para o culto ao deus Sol, aos deuses do Trovao, do Raio e do Relampago e ao deus do Arco Iris! O templo tinha as paredes cobertas de ouro! Foi saqueado adivinha por quem?

Em outro dia, fomos as ruinas em Ollantaytambo, em Pisaq e em Chinchero! Sensacional!
Sao antigas cidades incas, mais distantes de Cusco! E' inexplicavel!
Alem das ruinas, a paisagem das cordilheiras e' algo indescritivel!

Bom...tenho que sair! Nao escrevi nem metade do que vi em Cusco, mas coloco aqui assim que puder! Mesmo que seja no Brasil!

Uma ultima informacao, fomos ate o estadio do Cienciano, onde o Tricolor ganhou do time da casa por 2 a 0 na Libertdores 2006!
Diminuiu as saudades que tenho do meu tricolor!

Amanha vamos para Machu Picchu!!