8 de jan. de 2008

Terceiro Dia - 06/01 - La Paz --> Copacabana

Acordamos bem cedo, 6:15, com a expectativa de problemas no trajeto ate' Copacabana, que fica no Lago Titicaca. Uma greve de motoristas de onibus, que bloqueavam a estrada, estava em curso.
Por sorte, o recepcionista do Hostal Maya, o simpatico Isidro, tinha contato com um dos grevistas e soube que haveria, talvez, uma tregua no domingo.
Arrumamos as malas e nos preparamos para comecar, de fato, o mochilao. Nem tomamos cafe e rumamos para o cemiterio, de onde saem os onibus para Copacabana. Por 18 Bs (bolivianos), pegamos o onibus, subimos os altos monte que cercam La Paz e saimos da cidade.
Sorte que nada!
Meia hora de busao e la estava a policia mandando dar meia-volta. O bloqueio estava 10 km adiante. Acredito que a greve nada tem a ver com a cisao do pais causada pela nova constituicao pro(im)posta pelo governo de Evo.
Nos estavamos `tranquilos`, pois o objetivo principal, a trilha de Macchu Picchu, estava longe. Tinhamos tempo a perder. O problema estava com outros tres amigos, que precisavam estar em Cusco para iniciar a trilha em dois dias.
Ainda bem que o motorista do busao foi insistente, pois a espera de uma hora em frente ao bloqueio da policia foi compensada com uma brecha dos grevistas e pudemos viajar ate' Copacabana.
Durante a viagem, puxei um papo futebolistico com um argentino incha de tres equipos: Allianza Lima, River Plate y Barcelona. Tres fregueses em um so'! Ele ate' me disse que meu castellano estava muito bom!
Respondi com um efusivo muchas gracias!
Chegando em Copacabana, sem esquecer de uma parte do trajeto, em que tivemos que sair do onibus para atravessar parte do lago Titicaca em balsas. O onibus vai vazio em outra balsa!
Copacabana fica a 3800m acima do nivel do mar. 140m a mais que La Paz! O Lago e' o mais alto do mundo.
Pechinchamos um albergue, nos arrumamos correndo, comemos correndo e saimos as 13:30 no passeio de barco para a Isla del Sol.
Recomenda-se aos que querem ficar na parte de cima do barco gorro, luvas, cachecol no nariz e...protetor solar!!! Queima-se a pele, mas o sol nao vence o vento gelado. Sobrevivi!
Chegamos na Isla uma hora e meia depois, tiramos foto de uma llama e subimos o alto morro com um guia chamado Alvaro (que usava um bone do Bolivar, o qual usei para puxar mais uma conversa sobre futbol!). O ponto mais alto do morro fica a angustiantes 4.105m!
A ilha tem historias interessantes sobre as culturas inca e tihuanaco, que precedeu a inca. Alem de outra cultura anterior a ambas. Impressionante o conhecimento dos incas sobre matematica, engenharia, astronomia, etc. Ha tambem o cultivo de plantas medicinais e alimentos. Mais de 200 especies de batata!
Neste momento, estou no barco, voltando a Copacabana. Continuo depois...
***
De volta a Copacabana, com o sol comecando a se por, subimos outro morro, que representa a via crucis de Jesus Cristo. O morro do Calvario!
Sao 200m de subida com longas paradas para procurar O2, observar as paisagens e ler cada uma das cruzes com a historia da morte de Jesus.
De cima, se pode ver a Bai'a de Copacabana laaaaaa embaixo, alem de uma imensidao de agua azul e doce do lago Titicaca. Da para gastar um filme inteiro so com fotografias deste morro!
A descida foi na metade do tempo da subida. Haja joelhos, panturrilhas e quadriceps!
Passeio inesquecivel e imperdivel!
Depois, andamos pela rua principal `mirando` as roupas tipicas de alpaca ou llama. Tudo muito bonito e barato, mas nao sei se ha tanto frio no Brasil para compra-las!
A noite caiu e fomos fazer um ultimo e rapido passeio ate a Igreja. Mas nao entramos, pois estava apinhada de gente como qualquer noite de domingo!
Hora de jantar. Trucha con arroz, papas fritas e uma taca de vinho boliviano surpreendentemente bom! (Vino Concepcion)
Agora, de banho tomado (que p%$# frio!!!), termino de escrever sobre este belo dia que me fez sentir viajante na melhor e mais interessante acepcao da palavra!

Anônimo disse...

mellinho vc se enganou são quatro fregueses num só...e o argentino!